domingo, 12 de julho de 2015

Alfa no Torneio Interlagos de Regularidade - Etapa de junho de 2015

Olá pessoal, estou tirando a poeira aqui do blog para registrar a presença no fantástico Torneio de Regularidade organizado pelo Jan Balder e seus amigos, etapa de junho de 2015.



O torneio não é novidade aqui no blog, fiz o registro em dezembro de 2013 quando participei da categoria "clássicos" com o Dodge Charger R/T prata monterey 1976.


Nesta etapa o carro escolhido foi a Alfa Romeo 145 Elegance 2.0 16v twin spark 1996. Pelo ano de fabricação participei da categoria "modernos", embora o carro tenha vocação de futuro clássico, ainda mais com a sua baixíssima quilometragem, sendo sua única modificação um jogo de rodas italianas Oz Racing. 


O evento é sempre bem organizado e no espírito de curtir os limites do seu carro na pista, mas sem aquele ambiente mais "pegado" e disputado dos track days e time atacks. Na foto Jan Balder presta homenagem ao Bob Sharp, muito bom estar ao lado de gente que é apaixonada por carros como nós.



O dia estava perfeito para a pista, tempo seco e por uma questão de janela no autódromo, ambas as categorias "clássicos" e "modernos" andaram juntas, numa bateria de uma hora.

A Alfa comportou-se muito bem para um carro de quase 20 anos, os freios não super-aqueceram e temperatura permaneceu na sua marca de trabalho. Impressionante a vocação das Alfas nas pistas, seu comportamento equilibrado nas curvas, câmbio bem escalonado (basicamente usei 3a. e 4a., valendo-me da 2a. apenas na subida do Café) e motor que fala alto (deixando a desejar na subida antes da reta dos boxes). Ora, não é justo reclamar dos 4 cilindros, já que minhas últimas referências por lá foram de V8 e seu estoque inesgotável de torque.


Impossível não comparar o comportamento dinâmico entre os carros, separados por 2 décadas de tecnologia e unidos por uma FIAT que adquire a Chrysler e por um apaixonado que possui ambos os modelos em sua garagem, embora sejam tão distintos, mas igualmente cativantes.

O Dodge vem forte na subida e nas retas, faz curva bem (para um carro de 1.600 Kg com suspensão traseira com feixe de molas). A Alfa parece estar em casa e convida o piloto a conduzí-la pela pista. Curioso que a melhor volta da bateria para cada carro são próximas: 2:35 para o Mopar e 2:33 para 145.


Acompanhe um volta completa on board no video acima, notem a boa tocada na reta dos boxes, a firmeza no S do Senna, e o Fusca que roda no miolo e fica parado de frente.

A maior surpresa mesmo veio com o resultado, mal acreditei quando vi o meu nome na P1, festejei muito a primeira colocação na categoria "individual/modernos". A 145 foi um reloginho, facilitando muito a tarefa do piloto.

Por fim, é gratificante a experiência de estar em Interlagos junto à uma porção de gente e carros bacanas. Agradeço ao Jan e demais organizados pelo brilhante evento.














2 comentários:

  1. Show! Alfinha andando muito bem na pista, como sempre.

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    1. obrigado, parece que o carro foi feito para isso! abraço

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