Caros mês passado fiz o curso de direção defensiva do Manzini, objeto do outro post e noite passada, umas horinhas de sono a menos, e pronto editei mais um video com o material que rodei por lá.
Um dos vários exercícios consistia em uma passagem a 70, 80 e finalmente a 90 Km/h com pista molhada na área de frenagem.
O momento correto de pisar forte no pedal do meio, juntamente com a embreagem, é ditado por um par de semáforos que nos surpreende de tão próximo que chega-se aos obstáculos. Além da freada forte, você deve desviar e não derrubar nenhum dos vários cones do trajeto e finalmente imobilizar totalmente o veículo.
Muitas informações? Assista ao video!
Gian,
ResponderExcluirComo o pedal do freio fica pulsando, a tendência é de se aliviar a pressão, não?
Outra coisa, eu nunca entendi o porquê de se pisar também na embreagem; acho que a compressão do motor ajudaria na frenagem.
Conta aí pra nós.
Abraço!
Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com
Rei, esse é o primeiro impulso, aliviar o pé, mas nas aulas apredi ao contrário. O correto é enfiar o pé embaixo e só aliviar com o carro completamente parado. Fizemos o teste com a frenagem incompleta e acabamos acertando o cone.
ExcluirO lance a embragem é para não morrer o carro e dar um tranco. O Manzini disse que a pisada de emergência no freio deve vir acompanhada da pisada na embreagem. Pode ser simultanea ou logo após. Como são poucos segundos, o freio motor praticamente não é exigido.
Eu sempre comprei carros com ABS e depois do curso não tenho a menor dúvida da sua importância.
Abração,